Cannabis: cultivo, proibição e a luta pela legalização

A cannabis é cultivada pelos seres humanos pelo menos desde o início da Revolução Agrícola. Os primeiros registros seguros de plantio datam de 10 mil anos atrás, mesmo período em que aprendemos a cultivar grãos como o trigo e o arroz, dois pilares da alimentação humana.

De lá para cá, a planta se tornou parte central de muitas culturas, assumindo fins religiosos, medicinais, funcionais e recreativos.

Uso contemporâneo
e a tragédia social
da proibição.

Remédios a base de cannabis nos acompanham há milênios e foram amplamente comercializados até o começo do século XX.

A partir de meados da década de 1930, uma onda proibicionista iniciada nos EUA se espalhou rapidamente pelo mundo, condenando a cannabis ao status de droga ilegal.

LER MAIS

maria-circle
maria-circle

Luta pela legalização:
o papel da medicina
e da ciência.

Se os efeitos negativos da Guerra às Drogas ainda são uma realidade no mundo e no Brasil, movimentos pela legalização têm conseguido grandes conquistas nos últimos anos, apoiados pelo aumento do volume de pesquisas científicas.

2006

Consumo e porte de pequenas quantidades da cannabis é descriminalizado no Brasil. Nos anos seguintes, uma onda de relaxamento em políticas proibicionistas mudará o cenário de dezenas de países, com destaque para Uruguai, Portugal, Canadá e EUA. No Brasil, que poderia ser protagonista nesse movimento, a ascensão do conservadorismo vai dificultar o processo.

2013

Cultivo, produção e venda da cannabis para todos os fins é aprovado pelo Senado uruguaio, tornando o país pioneiro mundial na legalização da substância.

LER MAIS